Pratos exóticos da Rússia para fazer em casa!

Você vai ficar com água na boca!

A Rússia é um país enorme e por isso possui uma culinária vasta e cheia de sabores a serem explorados! Aqui no Brasil temos variações de pratos populares russos, como o Estrogonofe e o Vinagrete. Venha conhecer um pouco mais dessa culinária exuberante com estes 4 pratos deliciosos:

1. Borscht (Борщ)

Borscht - sopa de beterraba

O Borscht é um prato quente russo com base de beterraba (daí vem a cor), cenouras e repolho. Dá uma conferida!

Ingredientes:

6 beterrabas médias descascadas
2 cenouras médias picadas
2 cebolas médias picadas
2 xícaras (chá) de repolho
1 litro de caldo de carne (ou água)
1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco
1 colher (sopa) de açúcar
suco de 1 limão
Sal e páprica a gosto

Modo de Preparo

  1. Antes de começar a receita, certifique-se de higienizar muito bem as suas beterrabas! Com elas limpas e descascadas, coloque-as para cozinhar até ficarem macias. Reserve a água do cozimento. Corte-as em pedaços pequenos.
  2. Aqueça uma panela grande com azeite e manteiga e coloque a cebola para refogar. Quando ela ficar levemente dourada, adicione as cenouras e o repolho e refogue em fogo médio por aproximadamente 5 minutos.
  3. Adicione a beterraba picada e refogue por mais alguns minutos. Adicione o açúcar e mexa bem para misturá-lo. O açúcar ajuda a diminuir a acidez da receita. Despeje o caldo de carne e água do cozimento na panela e deixe cozinhar em fogo baixo por aproximadamente 20 minutos para apurar o sabor, mexendo de vez em quando.
  4. Confirme se os legumes estão macios. Se não, deixe cozinhar por mais alguns minutos. Quando os legumes estiverem macios, desligue o fogo e espere a sopa esfriar. Assim que amornar, bata metade o conteúdo da panela no liquidificador junto com o suco de limão e páprica a gosto.
  5. Transfira para a panela e misture tudo. Esse processo ajuda a engrossar um pouco a sopa. Na hora de servir, coloque o creme de leite fresco separado, que deve estar gelado.
Próximo