Os 10 países que mais sofrem com censura

Facebook Whatsapp Twitter Linkedin Email

Quando existe proibição de falar ou fazer algo, isso nos gera incômodo, não é? Imagina viver num país que você é censurado o tempo todo em quase tudo que faz?

Uma pesquisa realizada pelo Comitê de Proteção de Jornalista (CPJ) sobre censura por parte de autoridades governamentais em países, avaliou o uso de táticas que vão desde a prisão e leis repressivas até a vigilância de jornalistas e restrições à internet e acesso à mídia social. O CPJ pontua o artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, no qual todos têm o direito de buscar e receber notícias e expressar opiniões, e chega a conclusão de que esses países desrespeitam o padrão internacional ao proibir ou restringir severamente a mídia. Veja essa lista de 10 países que mais sofrem com censura:

10. Cuba

A mídia impressa e radiodifundida é totalmente controlada pelo Estado comunista de partido único e, por lei, deve estar “de acordo com os objetivos da sociedade socialista”. O governo foca em jornalistas críticos por meio de assédio, vigilância física e on-line, detenções de curto prazo, invasões domiciliares e apreensões de equipamentos. Embora a Internet tenha aberto algum espaço para reportagens críticas, o provedor de serviços estatais, ETECSA, tem ordens de bloquear conteúdo questionável e restringe o acesso a alguns blogs e plataformas de notícias críticos.

Próximo