#Bolsonaro – Manifestação dia 15 de março
Nestes últimos dias o povo brasileiro tem se posicionado no Twitter em relação ao presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, com as hashtags #EuApoioBolsonaro, #ImpeachmentDeBolsonaro e #Dia15BrasilNasRuas. Confira aqui o contexto dessa história:
25 de Fevereiro

No dia 25 de fevereiro, o presidente Jair Bolsonaro compartilhou por Whatsapp um vídeo convocando a população brasileira a protestar contra o Congresso e o Supremo tribunal Federal (STF) e a favor dos militares e do governo no domingo do dia 15 de março.
A reação dos políticos e parlamentares de diferentes partidos referente a esta decisão de Bolsonaro foi de surpresa e indignação, tendo em vista que a atitude do presidente poderia gerar a separação dos poderes e, consequentemente, a própria democracia. “Ou defendemos a democracia agora ou não teremos mais nada para defender em breve”, se manifestou Alessandro Molon, deputado do PSB-RJ.
João Doria, governador de São Paulo, se manifestou por meio de tuítes, chamando a situação como um todo de “lamentável”:

Respostas
Outros candidatos também se manifestaram via mesma mídia social se posicionando quanto a decisão de Bolsonaro, incluindo Lula, Marina Silva, Ciro Gomes e Gilmar Mendes. Todos tomando como argumento que a democracia deveria ser mantida e que a idealização do governo americano pelo presidente é algo que tem interferido na decisão de tal ato.

“Bolsonaro e o general Heleno estão provocando manifestações contra a democracia, a constituição e as instituições, em mais um gesto autoritário de quem agride a liberdade e os direitos todos os dias”, Lula.

“É criminoso excitar a população com mentiras contra as instituições democráticas e sem causa nenhuma, a não ser sua agenda anti-pobre, anti-produção e entreguista de nossas riquezas aos estrangeiros.”, Ciro Gomes.

“Ao divulgar pelo seu Whatsapp uma convocação nitidamente golpista, Bolsonaro não só assina embaixo como assume este que parece ser seu sonho, reiterado de inúmeras formas e em muitos episódios: dar o seu próprio golpe, ter sua própria ditadura, reescrever o malfadado AI-5”, Marina Silva.

“A CF88 garantiu o nosso maior período de estabilidade democrática. A harmonia e o respeito mútuo entre os Poderes são pilares do Estado de Direito, independemente dos governantes de hoje ou de amanhã. Nossas instituições devem ser honradas por aqueles aos quais incumbe guardá-las”, Gilmar Mendes.
Ainda assim, Jair Bolsonaro não comentou mais nada sobre o assunto, se não apenas que troca mensagens com “algumas dezenas de amigos” por Whatsapp sobre assuntos pessoais.

Hashtags
Devido a essa situação, muitas pessoas no Twitter têm se posicionado, subindo as hashtags #EuApoioBolsonaro, #ImpeachmentDeBolsonaro e #Dia15BrasilNasRuas. A população brasileira está restaurando a discussão da época das eleições na mídia social.



Quer acompanhar mais de perto? Confira no Twitter as hashtags e se posicione!